quarta-feira, julho 28, 2010




A fotografia é um mundo cada vez mais amplo. Com a chegada das cameras digitais e os programas cada dia mais aperfeiçoados a criação e melhora da imagem tendem a criar novas técnicas e tendencias.
Mas claro que as imagens feitas a partir do filme ou mesmo dos negativos de vidro (acreditem ou não, a coisa começo assim) continuam tanto como história, como documentos de grande valor, quando encontramos criatividade e boas tomadas.
Por falar em negativos em placas de vidro, estava vendo na AOL hoje um cara que comprou em uma liquidação de garagem negativos de vidro, por 45 dólares, e que podem ter sido feitos por Ansel Adams, um dos maiores fotógrafos de paisagen dos EUA, sendo que estes podem valerem torno de míseros 200 milhões de dólares.
O endereço para se ver a notícia é http://http//www.aolnews.com/nation/article/matthew-adams-doubts-lost-negatives-are-grandfather-ansel-adams-works/19570601?icid=mainmaindl1link3http%3A%2F%2Fwww.aolnews.com%2Fnation%2Farticle%2Fmatthew-adams-doubts-lost-negatives-are-grandfather-ansel-adams-works%2F19570601
Ai me pergunto, na fotografia digital seria possível se pensar em uma soma tão considerável por alguns arquivos? Na divulgação sem controle, teriam as imagens valor e dono certos? Quantas poderiam ser vendidas por terceiros sem o conhecimento do legítimo autor?
São perguntas que me fiz , ja que quando colocadas na rede, passam a ser objetos de usou ou venda indiscriminada , e pela divulgação muito rápida , multiplicando proprietários ou compradores.
Acredito que seja um tema de reflexão aos fotógrafos e caçadores de imagens.
Coloco isso, por ter passado algumas vezes por tal situação, onde encontrei fotos minhas utiizadas sem eutorização em alguns locais na net. Nenhuma delas foi utilizada comercialmente, mas como ilustrações de alguns blogs, oque não implicaria em brigar por direitos autorais. na verdade até por um amaneir aorgulhosa, apenas pedi que fossem dados os créditos, o que foi atendido prontamente, e resolveram-se as questões, sem onus ou dor de cabeça para qualquer parte.
Pensem agora, no cara, que comprou negativos, pura e simplesmente, e se torna dono de obra que pode valer considerável fortuna, como se achasse telas de Picasso em um porão e as comprasse por uma quantia irrisória. Claro, seria dono , e as venderia por quanto quisesse. Mas na fotografia digital seria muito diferente. Qualquer um poderia ter, de graça, cópias em seu computador, sem investir qualquer valor em dinheiro.è pra pensar!

A foto postada é de Ansel Adams, e não identifica o fotógrafo que a fez, ou mesmo se é um auto-retrato.

Nenhum comentário: