sábado, julho 31, 2010

MAIS FOTÓGRAFOS-NAIR BENEDICTO


Escrevendo sobre o Tripoli acabei viajando no tempo e nas publicações onde me achei como fotógrafo na vida.
Uma referencia no que me levou a gostar da profissão foi a revista Realidade, publicação da Abril que marcou época, quando o que se tinha no Brasil eram semanários como O Cruzeiro e Manchete.Era uma nova linguagem na fotografia brasileira, bem como nos textos, uma revolução de fato.
Vários fotógrafos trabalharam nela, mostrando mais que o fotojornalismo, mas trazendo vários estilos em um único veículo.
A bola da vez é Nair Benedicto,fotógrafa de um olhar bem distinto,pessoa interessante, a quem conheci muitos anos depois, sendo jurado de um concurso de fotografia promovido pela Secretaria de Cultura de São Paulo, onde viajei vários kms, em onibus desconfortáveis, e só o bom humor e o contato com novos fotógrafos amenizavam o fato.Alguns coquetéis e boa comida ajudaram muito também.
Mas encontrei a Nair em Mogi da Cruzes, perto de SP,e tive o prazer de trocar idéias em algumas horas,onde descobri a existencia da cidade de Cunha-SP,onde ela tinha (ou tem) uma casa.
Nair foi uma das mulheres escolhidas como fotografa de Realidade,de outras postarei em outro momento.
Fez trabalhos de excelente qualidade com índios, bem como mostrou o trabalho feminino , e ambientes muito interessantes, como favelas e regionalismos.
posto aqui, como exemplo, o trabalho feminino, visto pelo olhar sensível de Nair.

Nenhum comentário: