sábado, julho 31, 2010

PIONEIRISMO - THOMAZ FARKAS




Quando se fala na fotografia no Brasil é impossível deixar de citar Thomaz Farkas , um húngaro que faz parte da fotografia e da história dela no país.
Além de fotógrafo teve uma das maiores lojas de material fotográfico em São Paulo, a Fotóptica, e a quem se deve a fundação da Galeria Fotóptica e da revista do mesmo nome, uma referencia do que melhor se tinha na década de 70.
Me lembro ,bem jovem, na Rua Consekheiro Crispiniano, em São Paulo as vitrines da Fotóptica,bem como dos vários fotógrafos que frequentavam aquele pedaço no centro.Cobiçava as cameras e os ampliadores,num início de pensar ser fotógrafo um dia.


Aliás, é importante dizer que a maioria das lojas da rua e arredores foi criada por ex funcionários da Fotóptica, o que aumentou o leque de opções , e tornou a Conselheiro a Rua da Fotografia na capital paulista. Cito aqui também a Cinótica, outra loja grande, onde comprei minha primeira camera, uma Halina (que porcaria!!!hehheh),com a qual fiz minhas primeras fotos.


Thomaz fez parte do cine clube Bandeirantes,onde mais tarde vim a lecionar fotografia para iniciantes, e trouxe seu olhar na fotografia p&b,influenciando muita gente boa a partir dai.Trabalhou com cinema, e deixou a carreira de herança para seu filho Pedro, responsável pelas imagens de vários filmes produzidos no país.
Acima coloquei uma foto dele, bem como um retrato feito por Juan Esteves, amigo da loja do Pita, que foi editor de fotografia da Folha de São Pauo, e um dos melhores fotógrafos de retarato que conheci, e falarei dele uma hora aqui.

Nenhum comentário: